Deixarei esse texto fixado.
Minha atividade docente e de pesquisa é fundada na presença, na premissa de que a verdadeira aprendizagem se dá perante pessoas reais, de carne e de ossos. Por razões de circunstância, algumas das pessoas que me acompanham residem fora de Curitiba, quer sejam alunos, leitores, ou até mesmo alguns que considero mestres. É por isso que escrevo por aqui. Por nada mais.
Nem escrevo para mim mesmo nem para seduzir públicos — nem um extremo nem outro. Apenas escrevo porque há amigos, alunos e leitores apartados de minha convivência.
O mesmo critério vale para as gravações que deixo aqui eventualmente, na forma de podcast. Todas elas, sem exceção, tratam-se de aulas ou comunicações feitas a alguém real — presencial ou por videoconferência, não a câmeras pura e simplesmente.
Meus escritos aqui se dividem em:
Artigos de índole acadêmica ou técnica
Ensaios à espera de melhores retoques
Notas expandidas e partilhadas
Também mantenho um chat exclusivo junto aos leitores que contribuem com assinatura paga — uma forma inesperada de agradecer um reconhecimento inesperado.
Também vou-me aproveitar dessa seção mais restrita de leitores para partilhar materiais, traduções e textos que penso convir a públicos menores.
À exceção deste casos, todos os artigos ficarão disponíveis para leitura de todos os assinantes. Após algum tempo disponíveis, restringirei alguns que deram mais trabalho de pesquisa e composição.
Abraço a todos!
Succisa Virescit